Segurança Online

Segurança Online

Para o Santander Consumer Finance, a segurança dos clientes é uma prioridade. Por essa razão, damos-lhe 5 dicas essenciais que o irão ajudar a manter-se seguro online e a poder navegar com tranquilidade no meio digital.

Proteja a sua informação e os seus equipamentos

Para manter os seus equipamentos seguros, pré-defina actualizações automáticas de software e faça sempre download de aplicações em lojas online oficiais. Necessita de pagar ou dar detalhes online? Certifique-se que o site começa por HTTPS (em vez de http), uma vez que são geralmente mais seguros.

 

Seja discreto online e em público

Todos sabemos que não devemos partilhar informação privada com estranhos na rua. O mesmo aplica-se às redes sociais, ao telefone ou em ambiente de trabalho. Garanta que só partilha informações com pessoas em quem confia.

 

Pense antes de clicar ou responder

Uma oferta irrecusável, emails intrusivos, um pedido urgente – todos estes casos podem ser mensagens de phishing. Seja um email, uma SMS ou mensagem de aplicações, verifique a informação antes de clicar ou responder.

Veja aqui as nossas dicas que irão ajudá-lo a identificar uma acção de phishing.

 

Mantenha as suas passwords seguras

Com tantas contas, é difícil lembrar-se de todas as suas passwords. Não as aponte, utilize um gestor de passwords. Ao registar-se num novo serviço, utilize uma password em frase – palavras-chave com 3 ou mais palavras – que são mais fáceis de memorizar e difíceis de roubar. Para uma maior segurança, active, sempre que possível, a Autenticação Multi-Factor (AMF).

 

Se suspeitar, denuncie

Tem dúvidas sobre uma mensagem, uma chamada ou um email que recebeu? Reporte. Contacte a empresa ou a pessoa através de um canal de confiança (nunca utilize os detalhes de contacto disponíveis na comunicação) e informe-os.

 

Consulte as nossas 5 dicas de segurança online numa infografia simples.