Particulares – Moratória Privada ASFAC


Desde 20 de Abril 2020, o Banco Santander Consumer Portugal aderiu à Moratória Privada da ASFAC – Associação Sociedade Financeiras de Crédito Especializado. Poderá obter mais informações sobre os termos da Moratória Privada da ASFAC aqui, aplicando-se a todas as moratórias cujos pedidos de adesão sejam recebidos pelo Banco Santander Consumer Portugal até 30 de Junho 2020.

 

O pedido deverá ser feito por email, com o envio de toda a documentação obrigatória, para: clientes@santanderconsumer.pt

Em que consiste a Moratória?

A moratória é um regime excepcional que permite ao cliente pedir a suspensão do pagamento da totalidade das prestações do seu crédito até 30 de Setembro de 2020.

Quem está abrangido pela Moratória privada da ASFAC?

O Banco Santander Consumer Portugal aderiu à Moratória Privada da ASFAC (Associação Sociedade Financeiras de Crédito Especializado), que abrange Particulares, residentes em Portugal,  que à data de 18 de Março de 2020 não estejam em mora ou em incumprimento de prestações em mora há mais de 90 dias e que se encontrem numa das seguintes situações:

  • Situação de isolamento profiláctico;
  • Situação de doença;
  • Assistência a filhos ou netos;
  • Em redução do período normal de trabalho ou em suspensão do contrato de trabalho, em virtude de crise empresarial;
  • Em situação desemprego registado no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP);
  • Que trabalhem em estabelecimentos que tenham sido encerrados durante o período de estado de emergência;
  • Trabalhadores independentes em redução da atividade.

O que é necessário para pedir a moratória?

O pedido deverá ser efectuado por email (clientes@santanderconsumer.pt), com o envio da seguinte documentação:

  • Declaração de compromisso (o envio da declaração constitui o compromisso que se encontra numa das situações definidas para acesso à Moratória) – deverá ser preenchida, assinada e enviada por email ou CTT. Aceda à declaração aqui.
  • Cópia de cartão de cidadão actualizada
  • Indicação de telemóvel
  • Indicação de email
  • Comprovativo de morada com data não superior a 2 meses (por exemplo, uma factura da água, electricidade ou telefone).

Para que possamos proceder à análise do seu pedido de moratória, necessitamos que nos envie toda a documentação acima indicada (sem o envio de toda a documentação solicitada, o pedido não será considerado).

Tenho de pagar alguma comissão ou existe alguma despesa com a adesão à moratória?

A adesão é gratuita. Nos casos legalmente estabelecidos poderão ser devidos impostos ou taxas/emolumentos de registos.

O meu contrato tem mais do que um titular – quem deverá fazer o pedido de Moratória?

O pedido deverá ser feito pelo primeiro titular, que se irá responsabilizar pelos restantes titulares.

Até quando posso aderir à moratória?

A adesão poderá ser feita até 30 de Junho de 2020. A moratória termina a 30 de Setembro de 2020, independentemente da data de adesão.

Por quanto tempo deixo de pagar prestações?

O pagamento das prestações fica adiado por um período máximo de 6 meses, até ao limite de 30 de Setembro de 2020. Assim, as prestações voltarão a ser debitadas em Outubro de 2020.

Como é que sei se o meu pedido foi aceite?

O Santander Consumer Finance irá informá-lo por email no prazo máximo de 8 dias úteis.

Quando é que a suspensão das prestações tem efeito?

A suspensão entrará em efeito assim que receber o nosso email com a confirmação de que o pedido foi aceite.

O que acontece às prestações que não paguei durante a vigência da moratória?

O prazo final do crédito é alargado pelo mesmo período de meses que suspender as prestações, o que quer dizer que o seu crédito irá ter mais meses consoante os meses da suspensão. Exemplo: se a suspensão ocorrer em Abril, por um período de 5 meses e se o seu crédito terminasse em Dezembro de 2021, irá agora terminar em Maio de 2022.

O que acontece no final da moratória?

A suspensão de pagamento termina no dia 30 de Setembro de 2020. Assim, em Outubro, as prestações voltarão a ser debitadas como habitualmente.

Como será feito o cálculo dos juros no final da moratória?

Os juros relativos a este período serão adicionados ao capital em dívida e as prestações recalculadas para o prazo remanescente.

Se o meu pedido de moratória for aceite, serei comunicado à Central de Responsabilidade como estando em mora?

Não. Se a 18 de Março de 2020 o contrato não tinha mora, será reportado como estando em situação regular.

Posso interromper o período da Moratória?

Sim, existe a possibilidade de interromper o período de moratória, regressando às condições normais do seu contrato. Para tal, deverá contactar-nos através do Portal de Clientes (https://clientes.santanderconsumer.pt).